Mais escândalos! Depois do "Dieselgate"… o "Açogate"!

Como se não houvesse já escândalos suficientes em torno da indústria automóvel, no Japão acaba de rebentar um novo e de proporções verdadeiramente gigantescas que não se sabe onde poderá terminar, podendo colocar em causa várias indústrias daquele país, nomeadamente a automóvel! A Kobe Steel, gigante nipónico do aço, reconheceu que tem fornecido produtos adulterados e de características técnicas falsificadas ao longo dos últimos dez anos! 

Depois do "Dieselgate" que fez estremecer o poderoso Grupo VW e do caso dos "airbags" defeituosos da Takata que fornecia inúmeras marcas e que acabou mesmo por levar a gigantesca companhia japonesa à falência, aparece agora esta história incrível da siderurgia japonesa fornecedora não só de praticamente todas as marcas de automóveis nipónicos, mas também da indústria de defesa local e de muitos outros sectores, num total de 200 empresas… 

Foram vários os quadros da companhia que reconheceram que era prática corrente, há cerca de uma década, a falsificação dos formulários com as características dos produtos de ferro, alumínio e cobre, colocando dados sobre resistência ou flexibilidade do material, entre outros, que não correspondiam à realidade. Mas que eram os necessários para esses materiais serem homologados e satisfazerem as necessidades dos clientes finais… 

Entre esses clientes estão a Toyota, Nissan, Honda, Mitsubishi, Mazda e Subaru! Enquanto as acções da Kobe Steel caíam a pique (21% ontem e mais de 20% hoje), o governo pressionou a empresa a apurar as consequências da sua fraude, até porque está muito equipamento da Defesa em causa… Mas também do lado dos construtores automóveis terá de haver um aprofundado estudo para ver até que ponto os materiais provenientes da Kobe steel podem colocar em causa os níveis de segurança exigidos até pelas próprias marcas.

Agora, imagine-se que são descobertas fraquezas importantes e comprometedoras nos aços fornecidos pela Kobe Steel aos construtores nipónicos – e aqui calcula-se que estejamos a falar apenas dos carros construídos nas fábricas japonesas –, as consequências que isso teria… Implicaria chamar todos os automóveis construídos no Japão e substituí-los, pois não se pode reparar todas uma estrutura se o aço usado na sua construção tiver sido falsificado! E isso teria custos gigantescos, quase incalculáveis… Quando pensamos que já assistimos ao maior escândalo possível, há sempre uma surpresa ao virar da esquina!

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